_________ os contos populares são documentos históricos.
Surgiram ao longo de muitos séculos e sofreram diferentes transformações, em
diferentes tradições culturais. Longe de expressarem as imutáveis operações do
ser interno do homem, sugere que as próprias mentalidades mudaram. Podemos avaliar
a distância entre nosso universo mental e o dos nossos ancestrais se nos
imaginarmos pondo para dormir um filho nosso contando-lhe uma primitiva versão
camponesa do “Chapeuzinho Vermelho”. (...) “Chapeuzinho Vermelho” tem uma
aterrorizante irracionalidade, que parece deslocada da Idade da Razão. Na
verdade, a versão camponesa ultrapassa a dos psicanalistas, em violência e
sexo. (Seguindo os Grimm e Perrault, Fromm e Bettelheim não mencionam o ato de
canibalismo com a avó e o strip-tease antes da menina ser devorada).
Evidentemente, os camponeses não precisavam de um código secreto para falar
sobre tabus. (...) E por aí vai, do estupro e da sodomia ao incesto e ao
canibalismo. Longe de ocultar sua mensagem com símbolos, os contadores de
história do século XVIII, na França, retratavam um mundo de brutalidade nua e
crua.
*Robert Darnton in. “O grande massacre de gatos: e outros
episódios da história cultural francesa”. Ed. Graal, 2011, pp. 26-29.
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Chapeuzinho Vermelho e o Lobo, 1862.
Gustave Doré, 1832-1883.