domingo, 17 de junho de 2012

História da Leitura*

Jean-Baptiste Camille Corot (1796-1875) 
La Liseuse, 1845-1850 
Huile sur toile, 42,5 x 32,5 cm 
Zurich, Fondation Collection E.G. Bührle 
© Zurich, Fondation Collection E.G. Bührle / ISEA-SIK, photo : J.-P. Kuhn 


A leitura tem uma história. Não foi sempre e em toda parte a mesma. Podemos pensar nela como um processo direto de se extrair informação de uma página; mas se a considerássemos um pouco mais, concordaríamos que a informação deve ser esquadrinhada, retirada e interpretada. Os esquemas interpretativos pertencem a configurações culturais, que têm variado enormemente através dos tempos. Como nossos ancestrais viviam em mundos mentais diferentes, devem ter lido de forma diferente, e a história da leitura poderia ser tão complexa quanto a história do pensamento. [...] Não há caminhos diretos ou atalhos, porque a leitura não é uma coisa distinta, como uma constituição ou uma ordem social, que pode ser rastreada através do tempo. É uma atividade que envolve um relação peculiar - por um lado o leitor, por outro o texto. Embora os leitores e os textos tenham variado segundo circunstâncias sociais e tecnológicas, a história da leitura não deve ser reduzida a uma cronologia dessas variações. Deveria ir além para confrontar o elemento de relação no cerne da questão: como as funções variadas do leitor interpretavam os textos desiguais?

A questão soa obscura, mas muita coisa depende disso. Consideremos a frequência com que a leitura mudou no curso da história - a leitura que Lutero fez de Paulo, a leitura de Marx fez de Hegel, a leitura que Mao fez de Marx. Esses pontos se sobressaem em um processo muito mais profundo, muito mais vasto - o esforço do homem para encontrar significado no mundo que o cerca e no interior de si mesmo. Se pudéssemos compreender como ele tem lido, poderíamos nos aproximar de um entendimento de como ele compreende a vida; e dessa maneira histórica, poderíamos até satisfazer parte de nossa própria ânsia de significado.


Robert Darnton. História da Leitura. in. BURKE, Peter (org.). "A escrita da história": novas perspectivas. São Paulo: Ed. Unesp, 1992, p. 233-234.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...