quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Salvação pelo riso*



Por Affonso Romano de Sant’Anna





Talvez por causa de Ruy Barbosa, talvez por causa do Padre Vieira, os baianos sempre foram relacionados com a oratória. E estou me lembrando aqui de um grande orador sacro, que poucos conhecem e que viveu na Bahia no século 17 chamado Frei Antonio das Chagas.

Dizem que seus sermões eram verdadeiros espetáculos. Para comover a platéia, ele não apenas gritava, chorava, arranhava o próprio rosto, mas carregava uma caveira para o púlpito, e esbofetando-a, conduzia os crentes a pensarem que somos pó  e ao pó retornaremos. Assim ele ia arrastando multidões em procissão dentro e fora da igreja.

Estou dizendo isto, porque nesses dias li várias reportagens que relatam que os pregadores hoje são verdadeiros animadores de auditório. Um bom animador de auditório tem o público na sua mão. Vejam o Sílvio Santos! Há uns 20 anos os partidos de centro e direita estavam tão desarvorados que queriam até que ele fosse candidato à presidência. E ele, grande animador de auditório, provavelmente ganharia o apoio das massas,  não fosse o Supremo  Tribunal Federal, através do juiz Francisco Rezek interferir nesse processo.

Vocês estão sabendo que a Baby Consuelo  fundou uma igreja que se reúne regularmente no Rio e tem como lema: No céu não vai ter molenga. Só casca grossa. Não é só ela. Muitos cantores viraram celebridades cantando músicas tipo Gospel. O sistema Globo sucumbiu a essa realidade musical. Pastores e padres rebolam, cantam e dançam alegando que o Rei Davi na Bíblia saía dançando enquanto tocava harpa. E agora apareceu um novo gênero: o comediante da fé. O indivíduo que em vez de fazer shows de humor em boites e teatros, conta piadas religiosas nas igrejas. E com isto, atraem multidões como o radialista Robinho, Denys Ricardo e o dentista Fábio Borges. Este prega que Rir é um santo remédio.

Os tempos mudaram. Os teólogos medievais diziam que o riso era coisa do diabo. E que Cristo nunca sorriu.

Será?



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...