sábado, 26 de novembro de 2011

Lição número 1*



Por JOSENIAS SILVA





“Se um cachorro morde um homem, isso não é notícia. Mas, se um homem morde um cachorro, aí sim é notícia.”


A frase acima, dita em 1882, é atribuída ao antigo editor do NY Sun, o jornalista norte-americano John B. Bogart. Acho incrível como em mais de um século essa lição número 1 ainda não foi absorvida pela maioria dos “jornalistas” e editores. (Abro um parêntese para lembrar que, de maneira “genial”, o STF decidiu, ainda em 2009, pela não obrigatoriedade do diploma de Jornalista para quem quer atuar como tal. Portanto, se amanhã lhe der na veneta de ser um "grande" jornalista é só ir fundo, "nada" lhe impede.)


Praticamente não há limites éticos por trás da programação jornalística da Tv. Nela trava-se cotidianamente uma guerra de lógica bem simples, vence quem atraí mais, ou seja, quem consegue fisgar o maior número de telespectadores. Não importa o conteúdo em si, mas o apelo que ele poderá ter diante do público. Enfim, acredito que deveria existir um mínimo de rigor (não falo de censura) na decisão sobre o quê deve ir ao ar, sobre quem deve ir ao ar e em qual horário, talvez assim não fossemos atingidos por tanta inutilidade. 


_____
*Para quem se interessar indico o seguinte artigo publicado no Observatório da Imprensa: “Jornalista, só com diploma: melhor para o Jornalismo, melhor para a sociedade”

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...