segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Santa Claus brasileiro*

Por Romeu Prisco



São Paulo (SP) - Jairo Bento Moreira, garoto de 12 anos de idade, escreveu a seguinte carta ao Secretário Especial de Assuntos Natalinos do Governo Federal:


"Querido Secretário,

Ainda bem que, agora, podemos contar com você, no lugar daquele ingrato Papai Noel, criado no exterior, com a participação da Coca-Cola, só para crianças privilegiadas. Meu pai de verdade, minha mãe e eu somos pobres. O trabalho e o salário que eles têm mal dão pra pagar o aluguel da casinha onde vivemos e pra comprar os alimentos básicos.

Por isso, querido Secretário Especial de Assuntos Natalinos, gostaria que, no próximo 25 de dezembro, você lembrasse da gente e nos trouxesse um "presentão". Não se trata de nada caro ou extraordinário. Não é veículo zero pro papai, geladeira inox pra mamãe e celular de última geração pra mim. Quero, apenas, que você nos traga de presente uma bela ceia de Natal.

Pro papai, pode ser uma suculenta feijoada, lotada de pertences variados e muitas bistequinhas de porco. Com caipirinha de aperitivo, laranja, couve e uma cocada de sobremesa.

Pra mamãe, lasanha de presunto, peru recheado e assado no forno, com batatas douradas. Como sobremesa, torta de morango.
Pra mim, sei lá. Poderia ser uma pizza gigante "delivery" à moda da casa, ou um "big Mac" de meio palmo de altura, com enorme quantidade de fritas. Mas, acho que vou mesmo me debruçar na lasanha e no peru da mamãe (traga duas porções) e, de sobremesa, uma cumbuca de salada de frutas com sorvete de chocolate, coberta com creme de chantily.

Caramba ! Mal posso esperar. Ah, ia esquecendo ! Quem sabe dê pra você também trazer umas velas decorativas, pra gente acender e colocar na mesa na hora da ceia. O endereço você deve conhecer, mas, convém lembrar. Por favor, anote:

Jairo Bento Moreira

Viela do Alagadiço, nº. 13

Jardim Felicidade

São Paulo – SP

CEP 12345-678

Viu? É só isso. Feliz Natal pra você e pra todas as crianças do Brasil.

Um beijão do

Jairo.

Na noite de Natal, pouco antes de meia-noite, Jairo recebeu um pacote e uma carta do Secretário Especial de Assuntos Natalinos, assim redigida:

"Querido Jairo,


Você me deixou com água na boca. No curso da árdua tarefa de fiscalizar as entregas dos presentes, pela empresa vencedora da concorrência pública, não resisti e acabei devorando a sua ceia de Natal. Depois de percorrer parte do nosso imenso país, entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, fartei-me com a feijoada. Em seguida, no  Sudeste, ao cobrir  uma das colônias italianas, devorei a lasanha e o peru. No Sul, perto de Gramado, lembrei-me do delicioso sabor dos produtos feitos de cacau e lambuzei-me com as sobremesas. Cheguei até a ficar meio enjoado, porém, tomei um sonrisal e melhorei.

Todavia, não pense que esqueci de você e dos seus pais. Abra o pacote. Nele você encontrará três sanduíches de mortadela, que eu trouxera pra enganar o meu estomago. Desculpe pela falta das velas. Com elas dei uma requentada na bóia. Bom apetite! Feliz Natal!

Agora, cumprida a minha espinhosa missão, vou voando pra casa, no aero-trenó a jato cedido por uma caridosa ONG, mantenedora de orfanatos, a fim de retomar o merecido recesso. Preciso tirar uma boa soneca pra completar a digestão!

Hiper beijo do seu

Secretário Especial de Assuntos Natalinos.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...