Por Romeu Prisco
São Paulo (SP) - Jairo Bento Moreira, garoto de 12 anos de idade, escreveu a seguinte carta ao Secretário Especial de Assuntos Natalinos do Governo Federal:
"Querido Secretário,
Ainda bem que, agora, podemos contar com você, no lugar daquele ingrato Papai Noel, criado no exterior, com a participação da Coca-Cola, só para crianças privilegiadas. Meu pai de verdade, minha mãe e eu somos pobres. O trabalho e o salário que eles têm mal dão pra pagar o aluguel da casinha onde vivemos e pra comprar os alimentos básicos.
Por isso, querido Secretário Especial de Assuntos Natalinos, gostaria que, no próximo 25 de dezembro, você lembrasse da gente e nos trouxesse um "presentão". Não se trata de nada caro ou extraordinário. Não é veículo zero pro papai, geladeira inox pra mamãe e celular de última geração pra mim. Quero, apenas, que você nos traga de presente uma bela ceia de Natal.
Pro papai, pode ser uma suculenta feijoada, lotada de pertences variados e muitas bistequinhas de porco. Com caipirinha de aperitivo, laranja, couve e uma cocada de sobremesa.
Pra mamãe, lasanha de presunto, peru recheado e assado no forno, com batatas douradas. Como sobremesa, torta de morango.
Pra mim, sei lá. Poderia ser uma pizza gigante "delivery" à moda da casa, ou um "big Mac" de meio palmo de altura, com enorme quantidade de fritas. Mas, acho que vou mesmo me debruçar na lasanha e no peru da mamãe (traga duas porções) e, de sobremesa, uma cumbuca de salada de frutas com sorvete de chocolate, coberta com creme de chantily.
Caramba ! Mal posso esperar. Ah, ia esquecendo ! Quem sabe dê pra você também trazer umas velas decorativas, pra gente acender e colocar na mesa na hora da ceia. O endereço você deve conhecer, mas, convém lembrar. Por favor, anote:
Jairo Bento Moreira
Viela do Alagadiço, nº. 13
Jardim Felicidade
São Paulo – SP
CEP 12345-678
Viu? É só isso. Feliz Natal pra você e pra todas as crianças do Brasil.
Um beijão do
Jairo.
Na noite de Natal, pouco antes de meia-noite, Jairo recebeu um pacote e uma carta do Secretário Especial de Assuntos Natalinos, assim redigida:
"Querido Jairo,
Você me deixou com água na boca. No curso da árdua tarefa de fiscalizar as entregas dos presentes, pela empresa vencedora da concorrência pública, não resisti e acabei devorando a sua ceia de Natal. Depois de percorrer parte do nosso imenso país, entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, fartei-me com a feijoada. Em seguida, no Sudeste, ao cobrir uma das colônias italianas, devorei a lasanha e o peru. No Sul, perto de Gramado, lembrei-me do delicioso sabor dos produtos feitos de cacau e lambuzei-me com as sobremesas. Cheguei até a ficar meio enjoado, porém, tomei um sonrisal e melhorei.
Todavia, não pense que esqueci de você e dos seus pais. Abra o pacote. Nele você encontrará três sanduíches de mortadela, que eu trouxera pra enganar o meu estomago. Desculpe pela falta das velas. Com elas dei uma requentada na bóia. Bom apetite! Feliz Natal!
Agora, cumprida a minha espinhosa missão, vou voando pra casa, no aero-trenó a jato cedido por uma caridosa ONG, mantenedora de orfanatos, a fim de retomar o merecido recesso. Preciso tirar uma boa soneca pra completar a digestão!
Hiper beijo do seu
Secretário Especial de Assuntos Natalinos.