quarta-feira, 14 de março de 2012

8 passos para se resolver um problema*



Por Josenias Silva




Problemas fazem parte da vida de qualquer pessoa. Até mesmo os bebês têm problemas. O choro, por exemplo, muitas vezes é uma estratégia para a resolução de problemas “simples” como a fome, a fralda suja ou mesmo a falta do colo da mãe. Porém, você cresce e o choro definitivamente deixará de resolver todos os seus problemas.  Tampouco adiantará fazer biquinho, ok? O guarda de trânsito não se apiedará de você. O seu chefe não se apiedará de você. O seu orientador não se apiedará de você. O seu credor? Esse, duvideodó. Nem mesmo eu me apiedarei de você. E ponto final.

O que fazer então? 

Primeiro, não existe uma fórmula! Cada problema é único como a sua digital. Mas, como tudo na vida, há caminhos já trilhados que nos informam como proceder em determinadas situações. Independentemente do problema (e escrevo isso no instante mesmo em que acabo de resolver um) sempre existirá no mínimo duas soluções.

Segue abaixo 8 dicas que dou aos que estão com problemas:


1° Tome consciência do problema. Isso é fundamental. Compare com uma doença. Quanto mais cedo descoberta, mais chances de cura você terá. No caso do problema, quanto mais cedo descoberto mais possibilidades de resolução você terá.

2° Sempre encare os problemas de frente. Não é aconselhável às pessoas que tem problemas tangenciar a resolução deles. Não adianta! Um problema sempre será um problema. Quanto mais você fugir dele, maior ele ficará e mais frágil serão suas possibilidades de êxito na resolução. Ou como diria Maquiavel, na sua lição aos príncipes, quem adia uma batalha estará fadado à derrota.

3° Fragmente esse problema. Uma estratégia bastante aconselhável é dividir os problemas. Que podem ser de várias naturezas; com prazos para resolução variados (use o tempo a seu favor sempre); e com graus de importância para a sua vida naquele momento.

4° Vá do simples ao complexo. Esse conselho está no “discurso do método” do filósofo Descartes. E na sabedoria da minha avó, que sempre me ensinou a comer a sopa quente pelas beiradas. Assim são os problemas, comece pelas beiradas. Resolva os de ordem e parta para os grandes dramas que afligem a sua vida.

5° Crie estratégias. A estratégia do bebê é o choro. A sua, pode ser qualquer coisa que lhe ajude a resolver um problema. Ter paciência ajuda. Usar a razão é uma das minhas estratégias preferidas. Pense. Use seu poder de análise e como um obstinado cientista vá testando mentalmente hipóteses (soluções) até chegar aquela que mais se adequa a seu tipo de problema. Sempre haverá mais de uma, pode ter certeza.

6° Se articule. Contar somente com você mesmo é fundamental. Porém, ser uma pessoa articulada ajuda e muito. Assim, tenha pessoas em que possa confiar. Pode ser a esposa, o marido, a mãe, o pai, um amigo etc. Isso é necessário porque sempre precisamos das pessoas nos bons e, principalmente, nos maus momentos. Às vezes, um simples apoio moral dado pelas pessoas que mais amamos já nos dá força suficiente para encararmos qualquer problema.

7° Aprenda com os problemas. Se desesperar faz parte da vida, mas não resolverá seu problema. Somente a partir do instante em que você começar a aprender com os problemas irá se sentir mais seguro(a) diante deles. Na verdade, os problemas são importantes ferramentas para a vida, eles têm o poder pedagógico de ensinar a viver. Seja você uma criança de colo ou um velho de 130 anos, respeite e aprenda com os problemas.

8° Não deixe de sorrir. Tudo na vida é momentâneo. Não deixe de sorrir; de buscar sempre o melhor; de ter fé no futuro e em você mesmo; de passar confiança e alegria para as pessoas. Lembre-se, se você tem um problema é porque você está vivo. O que tecnicamente já é uma grande coisa. Aproveite a vida e aprenda a conviver com suas dificuldades. Você é maior que elas, pode ter certeza.


Se pude ajudar alguém, fico feliz. 


Agora deixa eu ir porque outro problema me chama.


Fui.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...